domingo, 21 de julho de 2019

DIETA PARA FIBROMIALGIA


A alimentação pode desempenhar um papel extremamente importante no alívio da fibromialgia e de outras patologias do foro reumático


A fibromialgia é uma patologia que causa dor, sensibilidade e inflamação nos músculos e articulações. Do ponto de vista da naturopatia, a inflamação nestes tecidos é causada por uma perturbação do metabolismo mineral e, por isso, é importante mudar de uma alimentação produtora de ácido, para uma alimentação que forneça um suplemento alcalino.

Esta mudança na alimentação pode ajudar também pessoas com outro tipo de patologias nos músculos e articulações, como:

  • Reumtismo
  • Lumbago ou lombalgia
  • Dores no pescoço
  • Distensão muscular

Por isso, se padece de fibromialgia, experimente esta dieta para aliviar as dores nos músculos e articulações.


Os alimentos naturais são os melhores. Os alimentos processados podem estar repletos de gorduras e sal - a preparação pode ser mais rápida e fácil, mas não dão ao seu corpo os nutrientes que necessita. Quão mais parecido o alimento for com o aspecto original, melhor será para a sua saúde.

  • Troque o «branco» pelo «castanho». Pão integral, massa integral, arroz integral. O arroz integral de grão pequeno cozinha-se rapidamente e é fácil de mastigar. Ao pequeno-almoço experimente cereais de aveia, ao invés de torradas ou cereais. As papas de aveia são particularmente agradáveis em manhãs frias e estão repletas de nutrientes importantes.
  • Cinco por dia no mantra moderno. Duas peças de fruta, três vegetais; três peças de fruta, dois vegetais; ou qualquer outra permuta. É extremamente importante para qualquer pessoa que padeça de fibromialgia, ou outro tipo de dor reumática, evitar os citrinos, pois pensa-se que exacerbam os sintomas - isto significa que deve abolir as laranjas, as toranjas, os limões e as tangerinas. No entanto, o consumo de frutas, que não sejam citrinos, deve ser encorajado, principalmente os frutos que contêm enzimas benéficas, como o ananás, a papaia e a goiaba.
  • Produtos hortícolas com folha verde, aveia, frutos secos, sementes e feijão, todos são ricos em magnésio e ajudam o corpo a utilizar o cálcio de forma correcta

  • Não suporto verduras cozidas? Não há problema - experimente a couve-flor ou a couve. São muito mais saborosas. Ou ainda nabos, abóbora, cenouras, aipo-rábano - biológicos se conseguir encontrar. Se tiver dificuldade em encontrar produtos hortícolas frescos, utilize produtos hortícolas congelados de boa qualidade e coma duas porções ao jantar. Ou faça uma panela grande de sopa de vegetais - uma taça de sopa é um almoço saudável, saboroso e rápido, onde quer que esteja.
  • Não precisa de ser vegetariano. O peixe é mais fácil de digerir do que as carnes vermelhas e rico em óleos importantes, inclua-o na sua alimentação algumas vezes por semana. Os peixes gordos, como o salmão, o carapau e o atum são boas escolhas e terão um impacto positivo na inflamação se tiver fibromialgia.
  • Se não consegue parar de petiscar, os frutos secos são uma óptima alternativa aos snacks açucarados. As sementes de abóbora, sésamo e girassol estão repletas de nutrientes dietéticos.
  • Ingerir muitos lacticínios não é uma escolha aconselhável se tiver fibromialgia. Além de conterem muita gordura, têm também grandes quantidades de cálcio, que o corpo não será capaz de assimilar correctamente. Isto significa que o cálcio, ao invés de ser utilizado para tornar os ossos mais saudáveis, é depositado em locais errados e causa mais inflamação e diminui a mobilidade.
  • Outros alimentos a evitar na sua dieta se tiver fibromialgia são os que pertencem à família da beladona, p. ex. batatas, tomate, pimentos e beringela. Curiosamente, o tabaco também se enquadra nesta categoria. Esta família de plantas contém um grupo de alcalóides que comprovadamente inibe a reparação de colagénio nas pessoas com dores reumáticas e ajudará a criar inflamação e, consequentemente, dor.
  • No que diz respeito às bebidas, o melhor é o mais simples - água mineral. Um litro e meio por dia parece muito, mas são apenas 6 copos. É fácil de fazer.
  • Bebidas ricas em cafeína como o café e algumas bebidas gaseificadas devem ser evitadas, pois perturbam o organismo e podem causar stress e ansiedade, reconhecidos como factores na fibromialgia. Substitua essas bebidas por qualquer uma da grande variedade de infusões de frutos ou ervas, ou por um substituto de café natural. 








  • E tente limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Não é necessário deixar de ingerir bebidas alcoólicas, mas beba com moderação.
  • https://www.avogel.pt/condicao/musculos-articulacoes/dores-musculares/fibromialgia-dieta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Fibromialgia e Insônia

Chega de Insônia antes de dormir!!! Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Faça a higiene do son...