sexta-feira, 26 de julho de 2019

Fibromialgia: Uma Doença Real


Estudos de imagem com tomografia computadorizada mostram que os pacientes com Fibromialgia


Não sabemos exatamente o que causa fibromialgia, mas graças a pesquisadores franceses, temos uma pista. A Fibromialgia pode estar relacionada a um fluxo sanguíneo anormal em algumas áreas específicas do cérebro.
O Dr. Eric Guedj, do Centro Hospitalar Universitário de Timone, em Marseille, França, foi o pesquisador principal de um trabalho que estudou a perfusão sanguínea (fluxo sanguíneo anormal) como uma das possíveis causas de fibromialgia.

“Estudos de imagiologia médica anteriores dos pacientes com [fibromialgia] mostraram fluxo sanguíneo acima do normal em algumas áreas (perfusão cerebral) e abaixo do normal em outras”, explica o Dr. Guedj em entrevista. “Após escanear todo o cérebro dos participantes, nós usamos análise estatística para estudar a relação entre atividade funcional, mesmo nas menores áreas do cérebro, e vários parâmetros relacionados a dor, deficiência, ansiedade e depressão.”
Resumindo: Dr Guedj e sua equipe estudaram 30 mulheres, 20 com fibromialgia e 10 pacientes saudáveis.
As mulheres responderam a vários questionários usados na pesquisa médica para quantificar níveis de dor e quão intensamente a fibromialgia limita a vida das pacientes.
Após, as mulheres foram submetidas a tomografia computadorizada de emissão (SPECT) – um tipo especial de escaneamento cerebral.
Os pesquisadores analisaram as respostas das mulheres aos questionários em conjunto com análise das imagens das tomografias.
A equipe do Dr. Guedj confirmou que mulheres com fibromialgia tem um fluxo sanguíneo anormal em duas áreas do cérebro:



  • excesso de corrente sanguínea (hiperperfusão) na área do cérebro que interpreta a intensidade de dor.
  • E que há muito pouco fluxo sanguíneo (hipoperfusão) na área do cérebro envolvida em resposta emocional a dor.
Além disso, a equipe do Dr. Guedj descobriu que se os sintomas de fibromialgia de uma participante fossem intensos (o que ficava esclarecido pelos questionários), os níveis de perfusão sanguínea também eram altos. Em outras palavras, a intensidade da síndrome está correlacionada a intensidade do fluxo sanguíneo anormal.
Curiosamente a equipe não achou uma correlação entre a perfusão sanguínea e os níveis de ansiedade ou depressão das participantes. É importante destacar isso, pois anteriormente foi sugerido que a fibromialgia fosse uma dor vinculada à depressão: pacientes com fibromialgia experienciam uma dor tão generalizada por conta da depressão ou ansiedade.

                     Alterações do fluxo cerebral em pacientes com Fibromialgia
Dr. Guedj resume muito bem numa fala para a imprensa: “Esse estudo demonstra que esses pacientes exibem modificações da perfusão cerebral que não é encontrada em pacientes saudáveis, podendo assim reforçar a ideia de que fibromialgia é ‘realmente uma doença/transtorno’.
Fibromialgia é uma condição complexa, afetando entre 3 e 7 milhões de americanos – em maioria mulheres (motivo pelo qual apenas mulheres foram usadas no estudo francês). No momento, não há um teste sequer usado para diagnosticar fibromialgia; médicos tem que diagnosticá-la por eliminação de outras possíveis síndromes/doenças possíveis e por prestar atenção nos sintomas do paciente.
Esse estudo pode levar a uma forma de finalmente ser possível uma confirmação diagnóstica de fibromialgia.
https://www.hong.com.br/fibromialgia-uma-doenca-real/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Fibromialgia e Insônia

Chega de Insônia antes de dormir!!! Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Faça a higiene do son...