sábado, 3 de agosto de 2019

O Frio e a Fibromialgia


Estes dias têm sido terríveis…muito friooooooo - pelo menos para mim - em que a dor proveniente da fibromialgia se intensifica sentindo mais dores e tendo necessidade de aumentar a dose de analgésicos. Este “tal frio” pode prejudicar muito a saúde, quer a nível de ossos, quer a nível muscular.




Quanto mais a temperatura desce, esta afeta ainda mais as dores e as torna mais agudas (forte). O que acontece é que com a descida da temperatura, a musculatura tenta defender-se do frio aquecendo-se e, para isso contrai-se, fazendo com que algumas regiões do corpo se tornem mais doloridas e tensas. Esta sensação é horrível principalmente nas zonas das costas, pescoço e ombros. Esta tensão cansa…mais parece que tenho sempre um fardo pesado nas costas e o carrego sempre comigo.




Quanto às articulações, como o liquido que as lubrifica se torna mais espesso devido ao esfriamento do corpo, este prejudica os movimentos e provoca muitos incômodos. Principalmente pela manhã, em que a rigidez muscular, o corpo ainda está quente, tem que se habituar à temperatura exterior, o choque térmico é ainda mais sentido nas articulações, e a falta de sono, causada pela Fibromialgia, me deixa muito estressada ao ver o dia amanhecendo comigo ainda acordada, ocorre com frequência essa insônia cronica, fazendo com que meu cerébro não descanse.Pelo contrário, fica cada vez mais sobrecarregado e o ciclo de dores só aumentam.









Imagine, você saber que a temperatura está quente porém seu corpo está tão congelado, como se fosse sentir hipotermia?
Na Fibromialgia isso acontece com frequência muito maior do se imagina. Uma mudança repentina do tempo, como dias de chuvas, dias de muito calor ou dias mistos, já mexem demais com os sintomas que sentimos da Fibromialgia.
Mas no inverno, tudo se complica para os Fibromiálgicos. Ao baixar as temperturas, baixa também nossa himunidade, nosso corpo fica com as defesas perturbadas. 
tem dias que parece ser gripe, outros dias só infecção de garganta, e em outros
dias, dói os ouvidos, maxilares, cada articulação dói literalmente muitooooo.





Bem, de qualquer maneira, sintam dores ou não, protejam-se bem do frio pois o alerta amarelo continua e vamos continuar a ouvir as pessoas dizer; “está um frio de doer os ossos”!!!

O melhor mesmo, é manter o corpo bem quente, e para isso durma de meias, e pijama cumprido, para de manhã não estranhar o clima fóra da cama.
Use roupas quentes, mas não apertadas. (roupas que apertam são insuportáveis para quem sofre de Fibromialgia).
Não esqueça das luvas, tocas, botas e cachecol. 
O importante é se manter sempre aquecida.
Por mais pequeno que pareça o risco é muito grande para quem tem Fibromialgia de pegar um resfriado. isso deixará o corpo mais fraco e os sintomas da Fibromialgia, serão maiores com certeza.

Sempre que puder tome chás quentes da sua preferência e caldos ou sopas, para ajudar a aquecer seu organismo.
A Fibromialgia não nos dá o luxo de passar noitadas na boemia ao ar livre. Escolha sempre hambientes quentes. E se tudo em você dói mais no Inverno, calma. 
Logo a Primavera chegará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Fibromialgia e Insônia

Chega de Insônia antes de dormir!!! Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Faça a higiene do son...