quarta-feira, 7 de agosto de 2019

FIBROMIALGIA E CICLO MENSTRUAL

A influência do ciclo menstrual é óbvia na saúde da mulher, tanto física quanto psicológica. Pacientes com fibromialgia frequentemente queixam-se de piora de sua sintomatologia, principalmente na segunda fase do ciclo (lútea). Um novo estudo analisa mais de perto este fenômeno (Alonso, C et al. Menstrual cycle influences on pain and emotion in women with fibromyalgia. Journal of Psychosomatic Research 2004; 57: 451-458).


A amostra foi composta de 132 mulheres pré-menopausadas: 64 com fibromialgia (FM), 20 com artrite reumatóide (AR) e 48 controles. Cada mulher foi entrevistada em duas etapas: uma na fase folicular (primeira fase) e outra na fase lútea (segunda fase). Elas receberam uma avaliação com contagem de tender points, dolorimetria, escala visual-analógica para dor, diários de dor, questionários para humor e ansiedade, FIQ (questionário de impacto da fibromialgia) e questionário para sintomas menstruais.A parte emocional sofreu grande variação dependendo da fase do ciclo. Todas as mulheres demonstraram menos sinais de afeto positivo na fase lútea do que na fase folicular, sendo que as mulheres com AR e FM apresentavam maior tendência de rebaixamento afetivo.
Em relação a este último, os pacientes com FM relataram maior nível de sintomas, dor, afeto negativo, retenção hídrica e cólica menstrual do que as pacientes controlo. Não houve influência se a paciente usava ou não anticoncepcionais.



Pacientes com FM apresentaram maior sensibilidade à dor e níveis de dor relatados do que pacientes com AR ou controles. Entretanto, não houve diferença dos níveis de dor corporal entre as fases do ciclo. Houve somente uma tendência dos três grupos de mulheres apresentarem maior sensibilidade à dor na fase lútea.

Este estudo mostra que os níveis de dor nas pacientes com FM foram constantes durante o ciclo menstrual, mas estas apresentavam mais dismenorreia e humor deprimido. Estas alterações devem ser observadas pelo clínico, para que uma avaliação mais acurada da atividade da FM seja realizada.

Eduardo S. Paiva - Reumatologista - Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR, Curitiba - Brasil
http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=medicos_outros_editais&id_mat=30



COLEGUINHAS .... como é dificil ser mulher nesses dias de "Mentruação".
no meu caso as Dores se Intensificam muitoooo.
meu corpo parece um vulcão em erupção de dores.
Sinto cada ossinho, junta, ligamentos, pele e orgãos doer em mim.
É quase MORTE mesmo.
Eu dependo da ajuda de outras pessoas para me ajudar em tudo.
nem da cama eu me levanto.
A cabeça então PARECE QUE VAI EXPLODIR DE TANTA DOR



E o meu Humor infeleizmente é Tempestuoso.
É como virar o Incrivel Huk...mas não em forças...em Temperamento
feliz da Portadora de Fibromialgia que tiver Apoio Familiar.
Porque é tão Dificil para nós mulheres Doentes, como para nossa família ou quem cuida de nós.


 

Procure sempre Apoio de Um Médico Especialista em Ginecologia, ou Psquiatra.
Também Pratique Esportes, Siga uma Dieta com Orientação Médica, porque a Alientação errada Piora e Muito a Fibromialgia
Faça Meditação,  Cuide da sua Espiritualidade, Yoga, Caminhadas
Respeite os avisos do seu Corpo
E NUNCAAAA PARE DE LUTAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Fibromialgia e Insônia

Chega de Insônia antes de dormir!!! Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Faça a higiene do son...