sexta-feira, 30 de agosto de 2019

FIBROMIALGIA: HÁBITOS ALIMENTARES AJUDAM SIM


A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR NO ALÍVIO DOS SINTOMAS DA FIBROMIALGIA
 Uma vez que a deficiência de algumas vitaminas e a formação de substâncias inflamatórias no organismo tendem a agravar as crises de dores. Apresentamos, a seguir, sete alimentos que atuam como aliados para os pacientes com a síndrome, mas não substituem o tratamento indicado pelos médicos.
A relação foi formulada com a ajuda de Eduardo Paiva, chefe do ambulatório do fibromialgia do Hospital de Clínicas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e diretor científico da SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia); Felipe Mendonça de Santana, pesquisador colaborador do Grupo de Osteometabolismo da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e médico reumatologista do Hospital Santa Paula; Vanderli Marchiori, nutricionista membro da Câmara Técnica do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª região - SP/MS), e Alexandra Raffaini, médica assistente da equipe de tratamento da dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Coloque no prato:

BANANA

Getty Images


Imagem: Getty Images

Banana
É uma fruta riquíssima em magnésio, mineral potente para o relaxamento muscular e para a manutenção dos tecidos de todo o corpo. O indicado é comer uma banana por dia para auxiliar no tratamento da fibromialgia.
MILHO

iStock


Imagem: iStock

Milho
Também é uma boa fonte de magnésio e, além disso, de vitaminas A e do complexo B, de ferro e de carboidratos, substâncias que dão energia quase instantaneamente e melhoram os sintomas de cansaço decorrentes da síndrome.
REPOLHO

iStock


Imagem: iStock

Repolho
Possui compostos sulfurados (ou seja, com enxofre) que melhoram o metabolismo de toxinas no organismo, mantendo a limpeza das células e diminuindo o risco de inflamações sistêmicas.
GENGIBRE

iStock


Imagem: iStock

Gengibre
Inibe a formação de COX-1 e COX-2, substâncias inflamatórias que aumentam as dores do corpo. O recomendado para pacientes com fibromialgia é consumir uma colher de sopa de gengibre em pó ou meio litro de chá de gengibre por dia.
ALFACE

iStock


Imagem: iStock

Alface
Rica em vitaminas A, C e do complexo B e em potássio, fósforo, magnésio e cálcio, a alface auxilia principalmente na regulação do funcionamento do intestino, problema que atinge quem sofre de fibromialgia.


OLEAGINOSAS
iStock


Imagem: iStock

Oleaginosas
Por serem fontes de vitamina E, atuam como anti-inflamatórias e ajudam a combater dores em geral. Uma porção diária de 10 g de castanhas, amêndoas, nozes ou avelãs é suficiente para essa ação.




iStock


Imagem: iStock

Peixes
Salmão, atum e sardinha, principalmente, fornecem uma boa quantidade de magnésio e cálcio para o corpo e, assim como a banana, funcionam como relaxantes musculares naturais.

Evite consumir





iStock


Imagem: iStock

Alguns tipos de tempero prontos
Em tabletes, em pó ou líquidos, eles contêm uma concentração muito alta de sódio que, em excesso, desencadeia inflamações e piora as dores do corpo.




iStock


Imagem: iStock

Cafeína
Piora os sintomas de distúrbios do sono associados à fibromialgia. É interessante evitar o consumo de café, chá preto e verde e chimarrão, especialmente nas horas anteriores à ida para a cama.


https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/03/15/banana-repolho-e-gengibre-ajudam-no-alivio-dos-sintomas-da-fibromialgia.htm


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Fibromialgia e Insônia

Chega de Insônia antes de dormir!!! Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Faça a higiene do son...