domingo, 4 de agosto de 2019

Fibromialgia causa Insônia?





                       Esta Fibromialgia e minhas noites sem Dormir.

Pelo que bem sei, não durmo desde meus 17 anos de idade. 
Mas aos 17 anos da vida de algúem, se é muito jovem, e eu driblava a Insônia lendo bons livros. Quando o dia ia amanhecendo, eu dormia por duas horas e o relógio já despertava para o trabalho. 





Nessa época eu ainda não sabia que tinha Fibromialgia. Sentia muitas dores nas pernas, principalmente ao dormir, e dutante todo o dia nas costas. Mas envolvida com o trabalho e os estudos, eu suportava as dores tomando analgésicos.



Na verdade, eu até me dava bem com a Insônia, porque eu fazia trabalhos extras ou escolares durante a madrugada. E isso se segiu até meus 28 anos de idade. Quando passei por uma Crise de Dores por todo o Corpo, e logo após deescobri que Portava a tal da Fibromialgia.










Mas e a Insônia????






A alteração do sono na fibromialgia é frequente, afetando quase 95% dos pacientes. No início da década de 80, descobriu-se que pacientes com fibromialgia apresentam um defeito típico no sono – uma dificuldade de manter um sono profundo. O sono tende a ser superficial e/ou interrompido.



Com o sono profundo interrompido, a qualidade de sono cai muito e a pessoa acorda cansada, mesmo que tenha dormido por um longo tempo – “acordo mais cansada do que eu deitei” e “parece que um caminhão passou sobre mim” são frases frequentemente usadas. Esta má qualidade do sono aumenta a fadiga, a contração muscular e a dor.
Outros problemas no sono afetam os pacientes com fibromialgia. Alguns referem um desconforto grande nas pernas ao deitar na cama, com necessidade de esticá-las, mexê-las ou sair andando para aliviar este desconforto. Este problema é chamado Síndrome das Pernas Inquietas e possui tratamento específico. Outros apresentam a Síndrome da Apneia do Sono, e param de respirar durante a noite. Isto também causa uma queda na qualidade do sono e sonolência excessiva durante o dia.

A fadiga (cansaço) é outro sintoma comum na FM, e parece ir além ao causado somente pelo sono não reparador. Os pacientes apresentam baixa tolerância ao exercício, o que é um grande problema, já que a atividade física é um dos grandes tratamentos da FM.

Muitos outros Sintomas surgem desde que ae descobre ser Fibromiálgico.
Não é nada fácil conviver com Dores 24 horas por dia todos os dias.

Mas não existe uma Generalização dos Sintomas da Fibromialgia. Especificamente nem todos sentem todos os Sintomas iguais , algumas pessoas descobrem que tem a Fibromialgia, e logo no início conseguem com o medicamento certo, terapias e exercícios controlar a Fibromialgia.

Outros no entando, não conseguem o mesmo resultado. Visto que cada organismo tem uma resposta individual para cada remédio e tratamentos diversificados.

Eu sofri muito Preconceito com a Fibtomialgia, porque eu era do tipo "Mulher Maravilha" . Eu queria resolver os problemas de toda minha famíia, meus afazeres domésticos, profissionais, conjugais e maternais, e mal tomava a medicação indicada pelos médicos. Eu compreendia que estava Doente, mas não aceitava a Condição de Parar meu Estilo de Vida por causa de uma Doença que o mundo mal conhecia.


Por ser desobediente, e não ter tempo para cuidar de mim. A Fibro avançou velozmente. Todo o tempo empreendido no trabalho, a Doença veio com um custo alto no meu corpo.


É, meu amigo, a falta de sono pode sim ferrar com sua vida e está na lista das coisas que podem ser letais aos frágeis seres humanos. Aliás, o tempo máximo que uma pessoa consegue ficar sem dormir e permanecer vivo depois disso, segundo a Ciência, são 11 dias… ou seja, você, que não aguenta ficar acordado nem 8 horas, está livre dessa!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Fibromialgia e Insônia

Chega de Insônia antes de dormir!!! Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Faça a higiene do son...