sábado, 17 de agosto de 2019

A CAMA E A FIBROMIALGIA



Caracterizada por uma dor intensa que se espalha pelo corpo, partindo principalmente do tecido mole da nuca, ombros, tórax, região lombar, quadris, canelas, cotovelos e joelhos, a fibromialgia tem com principais complicações da doença fadiga, depressão e distúrbios do sono. A doença pode ser controlada com algumas medidas e mudanças no estilo de vida. Confira as dicas dos especialistas e veja como amenizar as
dores e Conviver melhor com a Fibromialgia.



"Todo tratamento da fibromialgia obrigatoriamente terá que contemplar atividade física", diz o reumatologista Roberto Heymann, do Grupo de Apoio à Paciente com Fibromialgia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O especialista explica que a escolha da modalidade a ser praticada fica a critério do paciente, segundo seus gostos e limitações. A atividade aeróbica é mais efetiva dos que as demais, como uma caminhada de 30 a 45 minutos, cinco vezes por semana. "Ao contrário do que imaginamos, a inatividade em pacientes com fibromialgia gera mais dor", afirma o reumatologista Roberto. Por isso, um paciente que está sentindo dores não está contraindicado para fazer exercícios, mesmo que essas sejam intensas - nesse caso, tenta-se diminuir sua dor com tratamento medicamentoso, para que ele suporte a atividade física. "Deve-se, contudo, analisar a característica da dor para definir se não há outro problema associado que possa interferir ou piorar com o exercício", diz o reumatologista Nilton Salles Rosa Neto, membro da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.



Roberto explica que no início a dor pode até piorar com a atividade, mas que ela se faz absolutamente necessária para o bom andamento da doença. O reumatologista Nilton afirma que os exercícios na água são úteis para pacientes que não toleram o impacto ou tenham outras comorbidades, como a artrose. "É importante fixar uma regularidade da prática, sendo recomendado de duas a três vezes por semana em horário pré-definidos, porém com realização de atividades físicas não programadas nos outros dias, como caminhar e subir ou descer escadas."



O termo hidroterapia é derivado das palavras gregas hydror-àgua e therapeia-cura. A hidroterapia vem sendo realizada desde tempos da antiguidade. (Fisioterapia Aquática)
A Hidroterapia é realizada por um  fisioterapeuta capacitado, em piscina aquecida (entre 30º à 32º) e coberta. Não é necessário saber nadar, pois o fisioterapeuta permanece a todo momento ao seu lado durante a sessão. A Hidroterapia atua em diversas áreas: ortopédicas (fraturas, pós operatórios, luxações, entorses, hérnia de disco e tendinites); reumatológicas (fibromialgia, artrite reumatóide e artroses); neurológicas (Parkinson, paralisia cerebral,  AVC, distrofia muscular e traumatismo crânio encefálico).


A caminhada é um exercício aeróbico muito eficaz para a saúde. Caminhar é uma atividade física perfeita: é fácil, leve, melhora o seu astral e é capaz de proporcionar saúde, beleza e boa forma.








Converse com seu Médico sobre qual a melhor Atividade Física para sua Condição. E coloque em mente que, Corpo Parado com Dores, necessitam de alguma Atividade Física para liberar a Serotonina que falta no cérebro de quem é Portador de Fibromialgia, causando um Bem Estar necessário para todos. "UM DIA DE CADA VEZ"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Fibromialgia e Insônia

Chega de Insônia antes de dormir!!! Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Dormir https://g.co/kgs/fRdxiT Faça a higiene do son...